sábado, 5 de janeiro de 2013

Edição 39 - Agosto/2012






Capa


          No presente em que vivemos, um dos exemplos mais visíveis em relação à inversão de valores está no próprio lixo que produzimos. Apesar da maioria da população não dar a devida atenção à questão do lixo, os detritos produzidos por nós, sejam eles orgânicos ou inorgânicos estão se tornando um tesouro valioso. 
          Um passo a frente foi dado pelo município de Juína, que após a conquista da Licença de Instalação e da Licença de Operação, concedidas pela SEMA-MT, implantou o aterro sanitário dentro dos atuais conceitos de sistema de tratamento de controle da poluição, preservando o meio ambiente.
          O próximo passo será a implantação da coleta seletiva e que passa pela sensibilização da sociedade juinense, de forma a melhorar o índice de aproveitamento pelos recicladores. Essa medida reduz o volume de lixos no aterro sanitário evitando que parte deles permaneça centenas de anos para se recompor na natureza.
          O lixo produzido diariamente em Juína é de aproximadamente 30 toneladas/dia, sendo que deste total cerca de 35% é lixo reciclável e apenas parte dele é trabalhado, a exemplo das garrafas pets que se transformam em ornamentação de praças nas festividades natalinas ou pelos recicladores.
          Hoje existem muitas cooperativas de beneficiamento do lixo, uma atividade que sustenta muitas famílias e está se tornando cada vez maior. Em Juina, o Grupo de Recicladores Nova Conquista que iniciou suas atividades com o apoio da Cáritas Diocesana, IBAMA e Instituto Chico Mendes, tendo seu próprio barracão para processamento, gera trabalho digno, renda às famílias envolvidas, traz resultados na educação para a responsabilidade cidadã e é exemplo de iniciativas que deram certo. Um dos pontos mais importantes no trabalho dos recicladores é a participação da população de Juína, que tem dado total apoio ao grupo através de doações de resíduos, caracterizando um dos princípios da economia solidária que demonstra uma relação possível entre justiça social e cuidado com o meio ambiente. 
          O lixo reciclável pela cooperativa Nova Conquista é todo componente que envolva papéis (jornais, listas telefônicas, revistas, papéis de embrulho, caixas de papelão, folhas de caderno, caixas de leite e embalagens), metais (latas de cerveja e refrigerante, enlatados, tampinhas, arame, pregos, tampas, fios e alumínio), e plásticos (garrafas pet, canos, potes de cremes, shampoo, baldes, bacias, sacos de leite e demais). Para facilitar a coleta foi elaborado uma tabela, onde cada dia da semana será feita a coleta em um bairro da cidade: Na segunda-feira Módulo 01 e Centro, na terça-feira Módulo 02 e Centro, na quarta-feira Módulo 03 e na quinta e sexta-feira no Módulo 04.
          As sacolas plásticas, mesmo sendo consideradas muito úteis no nosso dia-dia, são as maiores vilãs do nosso meio ambiente, devido ao tempo que elas levam para se decompor quando jogadas na natureza. Foi pensando justamente em diminuir o mal gerado pelo uso indiscriminado das sacolas plásticas que o Supermercado Pasqualotto iniciou a campanha “Sou Pasqualotto por Natureza”.
          A ação visa conscientizar a população a usar uma sacola retornável, ao invés das tradicionais sacolas plásticas descartáveis. Estas sacolas estão disponíveis no próprio supermercado que aposta na consciência dos juinenses. Outro projeto que a empresa também pretende viabilizar é a coleta de resíduos corrosivos como: pilhas e baterias. Considerados extremamente nocivos para o solo e o meio ambiente, esses materiais exigem uma coleta muito mais cuidadosa. Em parceria com escolas da cidade, o Grupo Pasqualotto terá pontos de coleta deste material que retornará aos fabricantes para destinação adequada.
          Outras iniciativas por outras empresas, sociedade organizada e clubes de serviço, começam a serem formatadas e dentro de pouco tempo serão colocadas em prática, e que por certo contribuirão com a melhoria do meio ambiente.
          Separar materiais recicláveis dos não recicláveis é muito mais que uma solução econômica. Essa atitude vem tratando o que seria um grande problema em uma nova fonte de riqueza, algo que vem transformado a realidade de algumas cidades.
          As tão comuns latinhas de bebidas e garrafas pets, que ainda são jogadas no lixo sem coleta seletiva têm se tornado uma alternativa de combate à fome e miséria em municípios que se organizaram buscando qualidade de vida melhor. 










Editorial

Juina em Revista está em festa...

          O motivo de tanta alegria??? 
Juina em Revista completa 10 anos!
É uma década de história... Fazendo história e contando a história desta gente, desta cidade tão próspera e acolhedora.
          Mas é claro que passamos por provações, que com certeza serviu para crescimento tanto profissional como pessoal e hoje, todo trabalho, dedicação e seriedade que tivemos, é recompensado, pois sabemos que somos fortes.
          Durante estes anos, foram tantos fatos marcantes e mudanças que nos fizeram caminhar juntos, lidando com dificuldades muitas vezes extremas. Também aprendemos a dividir nossa alegria, e não saberíamos entender o quanto estamos felizes, sem dedicar todo nosso carinho aqueles que nos acompanham desde a primeira edição...
Obrigado anunciantes!
          Muitos estão conosco desde o início, outros a partir do primeiro anúncio, o fizeram sempre e continuam investindo em nosso potencial, mas sempre temos novos anunciantes, anunciantes esporádicos... a todos vocês, MUITO OBRIGADO!
Somos infinitamente gratos também a todos os leitores que nos acompanham durante todos esses anos. 
          Em comemoração, a edição de aniversário foi preparada com muito carinho, com uma capa especial, diferenciada, mais bonita e o conteúdo com matérias de 
grande relevância, assuntos 
atuais que fazem parte de nossa realidade. 



Vinhos

Escolhendo um Bom Vinho

          Há séculos o vinho é o acompanhante ideal para as refeições. Na Europa, as famílias produziam seu vinho caseiro a partir de pequenos vinhedos em suas terras, tendo sempre sua companhia à mesa.
         Com a evolução da vinicultura, uma grande diversidade de vinhos se tornou disponível, a partir de diversas variedades de uvas, de métodos diferenciados de elaboração e da importação de vinhos de outras regiões. 
         O conceito envolve a escolha do vinho, a partir de suas características gustativas, para acompanhar pratos elaborados das culinárias tradicional, regional e criativa, ressaltando suas características e criando um conjunto sensorial de grande prazer. 
Existem mais de 5.000 tipos de uvas, cada qual com seu aroma e sabor, mas 400 delas são mais usuais. Selecionamos algumas mais conhecidas, separando-as em 2 grupos e 2 subgrupos.
         As sugestões apresentadas não constituem regras absolutas, mas apenas uma diretriz para suas experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos.
A preferê-ncia pessoal e a criatividade certamente o levarão a novas descobertas nessa apaixonante e rica área de pesquisa e divertimento.



         Em Juína você tem a Casa dos Vinhos Guterres, um diferencial no segmento, com uma enorme variedade, os melhores produtos e sempre trazendo novidades no que diz respeito a vinhos para melhor atender. Faça - nos uma visita!


Flores

  Violetas
         As violetas são flores coloridas e perfumadas, muito apreciadas para o plantio dentro de casa, por isso estão sempre presentes em casas e apartamentos. Além de festivas, essas flores têm uma beleza encantadora quando florescem. Por serem fáceis de cultivar e muito bonitas, elas ganham a preferência das donas de casa. 
Embora muitos afirmem que não há segredos em como cuidar de violetas, é preciso ter alguns pequenos cuidados para que elas durem mais tempo e tenham sempre uma aparência viva e saudável.
As violetas são flores de vaso por excelência, tanto que não suportam luz solar direta e devem ser mantidas rigorosamente à meia-sombra. Embora sejam plantas que não gostem de muita luz, não devem permanecer em recintos fechados por muito tempo, pois suas folhas vão ficando amareladas e as raízes podem sofrer o ataque de fungos.
Outro cuidado essencial é regar a violeta não em suas folhas, mas sim sobre a superfície da terra, evitando deixar água no prato. Isto deve ser feito duas vezes por semana no verão e no inverno apenas uma vez por semana. O adubo também deve ser cuidado, sendo que deve ser fornecido a cada trinta dias.
Mesmo sendo plantas pequenas e de fácil cultivo, as violetas precisam de cuidados e atenção como qualquer outra planta. 
Com o cultivo adequado, a beleza dos ambientes fica garantida com esta espécie. 

12 de Agosto, 
dia dos Pais... Parabéns!



Agricultura

Agroindústria de Palmito de Pupunha 

          A AJOPAM desde sua fundação em 1991, busca alternativas de produção altamente rentável e diversificada. Em 1995 através do Projeto Consorciado e Adensado – PACA, conheceu em Rondônia as experiências da Associação dos Produtores Alternativos – APA em Ouro Preto D’oeste e Projeto RECA em Nova Califórnia; onde ambos trabalham em seus sistemas agroflorestais o cultivo da pupunha.
Foi quando o técnico em Agropecuária Altir Antonio Peruzzo e Sr. José Vieira que lideravam os intercâmbios de troca de experiência, trouxeram a idéia de implantar o cultivo da pupunheira em Juína.
          Desde 1996, a AJOPAM juntamente com vários parceiros, desenvolve a produção e a verticalização da pupunha.
          Durante todo esse período a AJOPAM vem lutando na busca de parcerias para consolidação da atividade do cultivo de pupunha para palmito. Já obteve recursos do PDA/MMA, PADIC, Pró-vida, e nesses últimos meses houve apoio da Fundação Banco do Brasil, PDA/MMA e Prefeitura Municipal de Juína (Secretaria de Agricultura) para que pudesse consolidar o sistema de produção de palmito de pupunha. 
          A AJOPAM enfrentou várias dificuldades com o Sistema de Licenciamento Ambiental da Agroindústria, mas a SEMA expediu a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. Encontra-se protocolado a solicitação de funcionamento junto a ANVISA.
          A Agroindústria encontra-se em funcionamento desde o dia 29 de junho de 2012, beneficiarão diretamente 6 funcionários e 84 produtores de palmito de pupunha.


Texto: Ildamir Teixeira de Faria
  Coordenador do Projeto de Implantação da Agroindústria de Palmito de Pupunha.
Tabaporã e Aripuanã   





Moda



“Simples & Chic, assim como você!”

         Um mobiliário bonito, um espaço aconchegante, uma vitrine maravilhosa, um ponto comercial estratégico e atendimento de qualidade... Foi assim que se deu o início da Boutique Mariah Multimarcas, em setembro de 2008, pelo casal Antônio Gonçalves e Maria Coelho (Leka), que por motivos de mudança, permaneceram com a loja por apenas 2 anos.
Elaine Falci - Proprietária da
 Boutique Mariah Multimarcas
          Foi quando Alexander e Elaine Falci, mineiros empreendedores que estavam à procura de novos investimentos, escolheram Juína para se instalar.
          Em dezembro de 2010 Elaine Falci assumiu a Boutique... Roupas femininas, masculinas e acessórios, um mix de produtos de muito bom gosto.
          Sabendo que o consumidor juinense é exigente, que preza por qualidade, que está sempre em busca de novidades e procurando acompanhar as tendências, resolveu ousar...
Elaine Falci com sua equipe

          Ellus, VR, Dudalina, Regina Salomão, Iodice, Trettiore, Inês Guimarães, DBZ jeans são algumas das grifes que representa... A Mariah Multimarcas hoje é destaque em nossa cidade.


Informativo Mundo Animal

A saúde do seu animal começa pela boca


    Geralmente a dentição de leite surge nos cães por volta de 4 semanas de idade. A partir do 3° mês eles começam a ser substituídos pelos definitivos, e no 7° mês, a troca deve estar completa.
         A persistência da dentição é bastante frequente, principalmente em cães de pequeno porte. Os dentes caninos são os mais encontrados, geralmente juntos com os permanentes.
         O tratamento consiste na sua extração, pois a sua permanência pode levar a distúrbios entre eles deformidades dos dentes permanentes e o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.
         Os dentes de cães e gatos são tão merecedores de atenção que hoje existem diversos Médicos Veterinários especializados em odontologia. 
Muitos são os tratamentos para restauração de dentes e para a saúde da gengiva de cães.       O mais comum e rotineiro é a limpeza do tártaro, uma placa marrom formada por bactérias e resíduos de alimentos que fica aderida ao dente, provocando além do mau hálito, retração da gengiva, salivação excessiva, dentes amarelados, dores, dificuldade de mastigar alimentos, amolecimento e a perda do dente. 
         Por acumular muitas bactérias, o animal acaba por ingeri-las constantemente, o que pode levar a sérias infecções de rins, fígado e coração. Pode também ocorrer fístulas na face.
          Preventivamente, se recomenda a aplicação de um programa de higiene bucal, com uma escovação regular com escovas e pastas especialmente formuladas para animais. Biscoitos e ossinhos podem ajudar a diminuir a formação das placas, devido ao atrito com os dentes, mas use-os como auxílio, e não como tratamento. 
         Agora, se uma vez instalado o tártaro, este deve ser removido por um Médico Veterinário habilitado.
         A Policlínica Veterinária Mundo Animal realiza a limpeza de tártaro com aparelho de ultrassom odontológico, pois esse procedimento diminui o tempo de execução da limpeza proporcionando um processo seguro.

Dr. Jefferson Fogaça Alves
Médico Veterinário Especialista em 
Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
CRMV - MT 1908



Curtas

Bote Fé      
        Nos dias 23 e 24 de julho, a Diocese de Juína recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Maria, que peregrinam pelo mundo inteiro. No dia 23, teve início pela manhã no Cruzeiro e após passou por todas as comunidades que se encheram de fé. À noite a missa foi realizada no colégio São Gonçalo, seguida de procissão até a Catedral, onde finalizou com louvor e oração. No dia 24, na Catedral, de hora em hora as pastorais  e lideranças religiosas foram se revezando em oração. Após a celebração de envio, a Cruz e Ícone seguiram para Brasnorte.


EXPOJU 2012       
        Tudo pronto para maior festa da região nos dias 04 a 12 agosto. Este ano com 3 shows: Fernando & Sorocaba, Edson & Hudson e Claudivan Alves. No Recinto de Leilões Caiado Fraga entre outros. Na Arena Rodeio Qualifar e Profissional com narração de Márcio Alexndre e Daniel Tibiriçá. Adiquira já a sua cartela!


Leo Junior de Juína comemora 10 anos       
        No dia 4 de maio deste ano, o Leo Junior de Juína comemorou 10 anos de atuação em nosso município. O movimento é uma atividade ligada aos Leo Clubes do Brasil. Entidade sem fins lucrativos e que visa proporcionar as crianças e os pré-adolescentes uma oportunidade para contribuir, individual ou coletivamente, conscientizando-os dos problemas sociais do Brasil e do mundo. Parabéns aos integrantes!


Palestra: Os novos desafios do agronegócio      
        A FAMATO em parceria com o SENAR e apoio do Sindicato Rural de Juína, realizou em nossa cidade a palestra com o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, com o tema: “Os novos desafios do agronegócio”, que teve como objetivo deixar claro a evolução do agronegócio, pois segundo Paolinelli, Mato Grosso é uma das grandes regiões produtoras do país, e tem potencial para produzir muito mais. Com a presença de munícipes e autoridades locais, foi enfatizada a importância da mobilização e união dos produtores para que resultados significativos sejam alcançados. 


Feijoada da Independência 
       A tradicional feijoada realizada pelo Rotary Club de Juína está com data marcada. Será dia 16 de setembro, a partir das 12:00 hs, na sede do Rotary. Participe, colabore! A renda será destinada a compra de cadeiras de rodas.

Aconselhando - Conselho Regional de Medicina Realiza Encontro em Juína 
       O Programa aconselhando é uma iniciativa do CRM MT – Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, que acontece de forma itinerante pelo interior do estado, com o objetivo de discutir políticas médicas, atendimento em saúde e promover trocas de experiências, assim como esclarecer dúvidas, receber sugestões, aconselhar e promover a aproximação entre os profissionais do interior. Em Juína o encontro foi realizado no mês de maio e marcaram presença vários profissionais da medicina não só de Juína, mas também de Aripuanã, Juruena, Brasnorte e Castanheira. 



Pecuária

Cruzamento Industrial
          Nos últimos anos, o cruzamento industrial de bovinos tornou-se uma importante estratégia para implementar a produção de carne nos diferentes sistemas produtivos no Brasil. Este fato ocorreu devido ao aumento da prática da inseminação artificial, e conseqüentemente pela possibilidade e acessibilidade a sêmen de touros de uma ampla variedade de raças.
         O cruzamento industrial é a cruza de duas raças com características complementares, onde nos bovinos geralmente o cruzamento mais comum é entre raças zebuínas e taurinas, onde se obtém benefícios no aspecto produtivo (ganho de peso, peso de carcaça, fertilidade, etc.) e no aspecto qualitativo da carcaça (melhor acabamento, marmorização, maciez, etc.). O cruzamento permite de forma mais rápida a obtenção de características desejáveis (carcaça, precocidade, fertilidade, habilidade materna, etc.) em relação a seleção nas raças puras.
         Para se obter resultados satisfatórios, são exigidas algumas necessidades básicas, como um organizado controle genético, nutricional, sanitário e de manejo, sendo que os resultados obtidos compensam, pois a produção vem com qualidade e em menos tempo. Estes programas podem ser realizados de várias formas, dentre elas, utilizando a técnica da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) ou até sobre monta natural, utilizando animais provados e adaptados.
         A IATF já não é privilégio de grandes projetos de empreendimentos pecuários, onde se tem difundido por fazendas de porte pequeno e médio, de gado comercial e de leite, onde além de se realizar um programa de cruzamento, pode se programar o período de parição dos animais inseminados, otimizando seus resultados. Porem, esta técnica necessita de alguns fatores, como infra-estrutura, mão de obra capacidade e veterinário capacitado, tanto para orientação como para a realização da técnica. 
         Os touros mais procurados para cruzamento nesta técnica são o Aberdeen Agus e o Red Angus, que geram animais com precocidade sexual, acabamento de carcaça, maciez e marmoreio, dentre outras raças, como Wagyu, Senepol, Guzerá, Santa Gertrudis, Limousin e Hereford. 
         Para aqueles que não se interessam em trabalhar com a IATF, temos a possibilidade de realizar o cruzamento industrial a campo. 
         O mercado do cruzamento esta em crescimento acelerado, a procura do produto é grande, e o preço pago ao produtor é diferenciado. Procure uma orientação, e monte um programa de cruzamento industrial em sua propriedade para produzir mais e melhor.

Texto: Dr. Daniel  Fialkoski Jr.
Médico Veterinário CRMV – MT 4091











Qualidade e Produtividade
         Os Irmãos Basílio são referência na pecuária de nossa região, prezam pelo padrão de qualidade do rebanho sempre buscando melhoramento genético, participando de seminários, exposições, capacitações e estão sempre presentes na FEICORTE, uma das maiores feiras agropecuárias do país.
No intuito de apresentar sua produção, em 2009 foi realizado o 1° Dia de Campo, que foi um sucesso, por isso tornou-se marca registrada da Fazenda Vitória Régia, realizando a partir daí, todos os anos na segunda semana de agosto.
Além da raça Nelore, os Irmãos Basílio apostam em outras duas: Senepol e Wagyu.

Senepol
Os Irmãos Basílio, trouxeram o Senepol para o noroeste mato-grossense em 2004, utilizando o cruzamento da raça com Nelore e Red Angus. Após alguns anos de testes e estudos, chegaram à conclusão que o Senepol possui todas as características propícias para a região, sendo assim, a partir de 2008, adquiriram doadoras e começaram com a produção de gado POI (puro de origem importado) e continuam investindo na raça. O Senepol possui muitas características positivas que foram testadas e aprovadas por pesquisadores e criadores: 
•Alta tolerância ao calor; 
•Pêlo zero; 
•Mocho; 
•Dócil; 
•Padronização;
•Resistência às doenças e às infestações por carrapatos, quando comparados com outras raças de corte; 
•Facilidade de parto e vigor dos bezerros; 
•Longevidade; 
•Precocidade sexual, os machos entram em estação em média com 18 meses com ótima circunferência escrotal, e as fêmeas entram em reprodução com até 14 meses.

Wagyu
Originário do Japão, o Wagyu é muito conhecido por ter um elevado grau de marmoreio, uma maciez inigualável, além de um sabor único e por isso é reconhecida como a carne mais cara do mundo.
Os Irmãos Basílio adquiriram suas matrizes aproximadamente três anos, e ainda hoje são os únicos produtores da raça no Mato Grosso.
A raça Wagyu é extremamente precoce e de fácil adaptação em qualquer região. É indicada para a criação de quem tem interesse em iniciar a produção de animais com uma carne nobre, pois no futuro a busca por carnes de alta qualidade irá aumentar, e esta será uma alternativa viável e promissora. 







Negócio

Auto Posto Caiabi agora é 

       O Auto Posto Caiabi iniciou suas atividade em Juína na década de 80. 
         Com muita seriedade e trabalho, veio caminhando junto com o desenvolvimento desta cidade.
         Sempre pensando no melhor para seus clientes, nunca deixou de investir, de oferecer serviços e produtos de qualidade, agora o Auto Posto Caiabi agora faz parte da Rede Ipiranga...
         Atualmente, a rede Ipiranga conta com mais de 70 mil funcionários nos postos Ipiranga.  É a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil e a segunda entre todas as distribuidoras. Seus postos são voltados a atender às necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência. São mais de mil lojas am/pm e mais de 700 unidades Jet Oil, serviços automotivos especializados, instalados em postos Ipiranga. 
         A trajetória de sucesso da Ipiranga só vem ocorrendo porque depende diretamente da sua rede de postos, parceiros, fornecedores e também dos seus funcionários. Por essa razão, a empresa trabalha forte para agregar valor em todos os pontos de sua cadeia desde o início até a entrega de mais benefícios na ponta. 
         Assim como os brasileiros, a Ipiranga é apaixonada por carro e por tudo que se refere a este segmento. É com este espírito que a empresa desenvolve seus produtos e serviços de alta qualidade para maior comodidade e facilidade dos seus clientes – os grandes motivadores da sua contínua paixão e busca por mais realizações. 
         Por este motivo, o Auto Posto Caiabi se filiou a rede Ipiranga, trazendo para Juína um posto moderno, o melhor da rede de todo estado de Mato Grosso, com todos os produtos e serviços oferecidos pela rede Ipiranga de todo país.

am/pm: Os produtos chegaram para fazer parte do dia a dia dos consumidores. A linha é bastante completa e é sempre renovada com lançamentos especiais.

Padaria am/pm: Além da venda do pãozinho tradicional, conta com um mix de produtos variados.

Jet Oil:Troca de óleo e serviços automotivos da mais alta confiabilidade e qualidade, oferecendo serviços especializados ao consumidor.

Jet Oil Motos: O atendimento é realizado de acordo com as especificações técnicas fornecidas pelos diferentes fabricantes, realizando um check up gratuito de 10 itens.


Ipiranga, apaixonada 
por carro como todo brasileiro...
 




Esporte

Juína Tri Campeã da Copa Centro América de Futsal

Foto Dhiego Maia
         Juína mais uma vez coloca seu nome na história do futsal em Mato Grosso, em  uma campanha consistente, a equipe do município conquistou o Tri campeonato da Copa Centro América de Futsal.
         Como sempre ocorre, a equipe jogou as duas primeiras fases em casa contando com o apoio da torcida, e em cinco jogos, cinco vitórias. Na 3ª Fase, a equipe viajou até Sapezal, e com três vitórias se firmou e adquiriu confiança em busca do título. Na fase de quartas de final, a equipe jogou em Campo Novo do Parecis e sofreu sua única derrota na competição para o time da casa, porém se classificou para fase semifinal.
         O adversário da semifinal foi a forte equipe do Mixto de Cuiabá, e em uma grande partida, Juína venceu pelo placar de 5 a 1 se qualificando para a final.  
         30 de Junho, Ginásio Prof. Aecim Tocantins em Cuiabá, pela frente Campo Novo do Parceis, a única equipe que venceu Juína na competição, porém a equipe juinense se superou, e após empate de 3 a 3, uma vitória de 4 a 2 nos pênaltis e uma conquista inédita para o futsal em Mato Grosso, o tri campeonato consecutivo que além da vaga para a Liga Centro Oeste em 2013, faz com que o troféu rotativo fique  definitivo em Juína.  
        Dessa forma Juína se firma como uma das melhores equipes do Centro Oeste do país e a melhor de Mato Grosso, o Trabalho desenvolvido pela Diretoria, toda a Comissão Técnica, e os atletas tem trazidos grandes resultados para o município. Parabéns Juína. 

Texto: SMELT

Toke Final



Salão Toke Final 10 anos
Cuidando da Beleza das Juinenses


         Inaugurado em 6 de setembro de 2002, o Salão Toke Final iniciou suas atividades em Juína na Av. 9 de Maio, em um espaço pequeno, mas com a mesma qualidade dos dias de hoje.
         Mauro Sandaniel, cabeleireiro e proprietário do salão Toke Final, após finalizar vários cursos resolveu investir e ser um diferencial em nossa cidade.
Durante cinco meses trabalhou sozinho, mas logo contratou uma manicure que auxiliava no que era preciso.
         O espaço ficou pequeno, mudou então para um local mais amplo, na Av. Gabriel Muller. Foi preciso também aumentar a equipe, contratou duas manicures, uma cabeleireira e um auxiliar. Permaneceu neste endereço durante um ano e meio.
Mauro sempre esteve atento as tendências, buscando produtos de ponta, se atualizando, participando de feiras, congressos, cursos e eventos de sua área, em Cuiabá, São Paulo e outros lugares.
         Pelo profissionalismo, o trabalho de Mauro Sandaniel tornou-se referência não só em Juína, mas em toda região, em 2004 iniciou atendimentos em Aripuanã, Juruena e Colniza.
Hoje o salão Toke Final, está instalado na Travessa Nestor Pipino no centro da cidade, conta com uma equipe completa: 
Cabelo - Mauro, Alex e Vanessa
Manicure - Atiane e Silvana
Podologia - Mariléa
Estética - Cleonice
Gerência Administrativa - Valenir.
         Contudo o salão Toke Final não para por aí, continua crescendo, inovando, buscando por novas técnicas, aprimorando conhecimentos e tão logo estará em seu espaço próprio.


Cultura

Projeto Pequeno Artista muda a Realidade de crianças pelo teatro


          Com oficinas realizadas no município, sob a coordenação geral de Vanderlei José, a equipe da Companhia Teatral Spirits criou o projeto Pequeno Artista, através do qual 100 crianças e adolescentes que vivem na periferia da cidade tem aulas de história do teatro, participarão de jogos dramáticos, aulas de expressão corporal e vocal, além de estudar grandes obras. 
          A Companhia utiliza o teatro como instrumento de mudança de realidade.
          As turmas são formadas por dez alunos, que participam das atividades duas vezes por semana, sendo uma de oficinas teatrais e a outra de leitura individual e coletiva e acesso à internet, que acontecem de segunda a sexta - feira nos períodos matutino das 7:30h às 10:30h e vespertino das 13:30h às 16:30h.
          Na visão do coordenador Vanderlei José, as atividades propostas abrem portas para a inserção dos jovens na vida cultural da comunidade e contribuem de forma significativa para a ampliação da visão destas crianças quanto à apreciação da arte teatral, pois as oficinas realizadas e que deram origem ao projeto melhoraram a auto-estima e o rendimento escolar desses jovens.
          A iniciativa é apoiada pelo Programa Criança Esperança da Rede Globo em parceira com a UNESCO- União das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura, contando ainda com a parceira da Prefeitura Municipal de Juína através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselhos Municipal de Cultura, Educação, Assistência Social, e da Criança e do Adolescente. 
          Com o apoio do Criança Esperança em 2012, o improviso, a interpretação de personagens e todas as técnicas que provocam o imaginário para a criação artística ganharam um aliado: um espaço físico fixo para a realização das aulas, dos ensaios e das montagens de peças teatrais.




Eventos



Espaço e Buffet São Francisco... 
Qualidade e bem servir!

        O Buffet São Francisco surgiu há 8 anos pela necessidade de estabelecer um serviço de gastronomia flexível, diferenciado em nossa cidade. Hoje estabeleceu-se no atendimento personalizado de eventos sociais e empresariais. 
        Cada acontecimento – seja casamento, formatura, festa de 15 anos ou evento empresarial como congresso, workshop, confraternização, lançamento de produto ou campanha, ganham um preparo todo especial.
        A gastronomia pode ter cardápio simples, porém tem que ser bem elaborado, leve, agradável e delicioso.
        Encantar nossos clientes é uma tarefa constante, pois todos apreciam um sabor autêntico, por isso trazemos sugestões acertadas para todas as ocasiões: desde o mais simples petisco ao mais extravagante menu de pratos.
        O espaço de nosso salão é versátil, e possibilita as mais diversas decorações e eventos de acordo com seu estilo e quantidade de convidados. 
        A satisfação plena de clientes e convidados é o nosso melhor ingrediente. Fazer com que todos se sintam à vontade em qualquer situação. Esse é o termômetro que mede o sucesso dos nossos eventos.
        Para nós do Espaço e Buffet São Francisco, a festa é uma arte! Ao escolher o local para realização de seu evento, você está valorizando seu bom gosto, e oferecendo o melhor a seus convidados.
Fotos: Branca


Saúde


         A história do SAMU 192 em nossa região teve início em junho de 2009 através da secretaria se saúde de Juína. Mas na época os recursos pré-hospitalares eram realizados de forma precária e amadora, sem condições necessárias, sem equipamentos e pessoal especializados.
         Pensando em regularizar e em prestar bons serviços, no mês seguinte iniciou-se um árduo trabalho para elaboração do projeto para implantação regional do SAMU 192. Foi preciso aprovação do projeto por todos os gestores regionais e encaminhar para Comissão Intergestores Bipartite, que aprovou em novembro de 2009, mas a aprovação pelo Ministério da Saúde só aconteceu em abril de 2010.
         Para início, foram liberadas 4 ambulâncias de suporte básico para os municípios de Juína, Aripuanã, Cotriguaçú e Colniza. Na sequência liberou-se para Brasnorte e uma ambulância de suporte avançado para Juína. Então, em junho de 2010 as equipes do SAMU192 iniciaram os trabalhos em toda região.
         O SAMU 192 é um serviço administrado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. O serviço é acionado pelo número 192, que é direcionado a Central de Regulação de Cuiabá.
         O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, com isso tem se reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
         Nesses 2 anos, o SAMU 192 de Juína atendeu quase 6 mil vítimas de diversos agravos, o que representa um ganho significativo na qualidade de vida, oferecendo atendimento especializado e qualificado as urgências-emergências, de acordo com os princípios da integralidade e humanização do Sistema Único de Saúde – SUS.

Texto: Eliziane Cardoso Dalla Valle
Coordenadora Regional do SAMU - 192





A Escolha do Cirurgião Dentista

        Se tudo estiver bem com a nossa saúde bucal, visitamos o consultório do dentista uma ou duas vezes por ano, no entanto, a escolha do profissional é muito importante. 

Existem muitos medos e fobias associadas ao tratamento odontológico, daí a importância de escolher um profissional com o qual se sinta confortável, afinal de contas, trata-se de nossa saúde e bem-estar.
         Para muitas pessoas, a simpatia e o apoio da equipe que trabalha na clínica pode ser primordial para que o paciente sinta-se acolhido. 
Equipe da Clínica Odontológica
Dr. Filipe Macedo
Um ambiente calmo e convidativo de um consultório odontológico pode ajudar a dissipar o stress e a ansiedade.
         A higiene do espaço, assim como o estado dos equipamentos e o tipo de aparelhos utilizados – modernos ou antiquados – são fatores que também devem ser levados em consideração ao escolher uma clínica odontológica.
         A decisão final está sem dúvida, nas mãos do paciente. A forma como o dentista o recebe, como explica os procedimentos que irá realizar e, fundamentalmente, a qualidade de seu trabalho, vão determinar a eleição do cirurgião dentista. 
         A estrutura física da Clínica Odontológica Dr. Filipe Macedo permite oferecer aos pacientes, tratamento nas principais especialidades da odontologia, desde uma consulta de prevenção, clareamento dentário, tratamento endodôntico (tratamento de canal) ou, até mesmo uma reabilitação total, estética e funcional, com a utilização de implantes dentários.
         A Clínica Odontológica Dr. Filipe Macedo está adaptada para receber portadores de necessidades especiais, possui uma ampla recepção, duas salas de atendimento equipadas com aparelhos modernos, possui também centro cirúrgico, expurgo (sala destinada à lavagem dos instrumentais) e sala de esterilização.
         Tudo isso, faz da Clínica Odontológica Dr. Filipe Macedo, uma tradicional e conceituada clínica, o lugar ideal para você e sua família cuidarem da sua saúde bucal.

Faça – nos uma visita!





Qual a melhor idade para iniciar o Tratamento Ortodôntico?
       A partir dos 5 anos de idade a criança já apresenta maturidade para algumas intervenções ortodônticas simples, estas estão voltadas para problemas ligados á hábitos como sucção de dedo ou chupeta, respiração bucal e outros. Normalmente os pais ou responsáveis notam que os dentes decíduos (dentes de leite), apresentam-se apinhados (tortos) ou protuídos (para frente), causando uma aparência desagradável. Para estes casos de má oclusão, quanto antes o tratamento for iniciado mais rapidamente os resultados benéficos aparecem, pois a criança esta em constante crescimento ósseo, necessitando então de aparelhos simples que atuam apenas interrompendo a sucção da chupeta ou dedo, se o problema não for resolvido nesta fase tende á se agravar conforme a criança cresce criando a necessidade de tratamentos mais longos na fase da adolescência e se persistir até a fase adulta sem tratamento pode necessitar até de intervenção cirúrgica. Sendo assim uma consulta na(o) ortodontista sempre é aconselhável na infância a fim de identificar precocemente 

problemas oclusais.










Texto Dra. Cibele Figueiredo Ortodontista - CRO-MT 2702








Casa-Cor


Pintando a Casa - Cores

         Chega uma hora que é preciso renovar a pintura da casa, seja apenas por manutenção, ou por vontade de inovar, de dar cor e vida aos ambientes.
         O mercado oferece inúmeras marcas de produtos, mas fique atento a qualidade da tinta que irá usar. Hoje a Suvinil é a marca líder, que além de oferecer inúmeras opções de cores, possui alguns efeitos de pintura que faz a maior diferença. 
         Se não sabe que cor usar, aí estão alguns significados das cores e é só decidir o que mais se encaixa no seu perfil para fazer a escolha certa.

Vermelho
Talvez seja a cor preferida na hora da decoração. É a cor da paixão e representa força, sensualidade e dinamismo. É uma cor quente que transborda vida e agitação. No homem traduz a intensidade e na mulher a delicadeza.




Amarelo
É a cor da atenção e da liderança, afiada e ágil é dotada de simpatia e alegria. Também uma cor quente, expansiva e ardente, capaz de unir passado e futuro, tradição e inovação, conceito atual da decoração.





Laranja
A cor da fertilidade, pois fortalece as energias, propaga otimismo e conforto. A mistura de tons amarelos e laranjas estimulam a comunicação entre as pessoas.



Azul
É uma das cores mais profundas e com ela qualquer ambiente convida a um mergulho na calma e tranqüilidade. Exprime lógica, ponderação, meditação.



Violeta
Resultado da mistura do azul com o vermelho, expressa dignidade, respeito e nobreza. 


Verde
Tranqüilidade e frescor. Sem dúvida, traduz uma sensação única de conforto.





Opinião





Juina em Revista é uma tradicional revista de variedades que divulga nossa cidade  para toda região e para o estado. Danielle Fogaça, uma pessoa inteligente e ágil é que está por trás da idéia, e a cada edição executa o trabalho de gerenciar a equipe e publicar a revista que comemora 10 anos de veiculação. Sempre inovando e ampliando horizontes, com informações precisas, sérias e de alta credibilidade, sem desperdiçar oportunidades. Uma década… Parabenizo por estes 10 anos a cada um que compôs e compõe a equipe do Juina em Revista. Parabéns a cada um que contribuiu ou contribui nos desafios diários, que acreditam e compartilham esforços nesta jornada, com respeito, ética para um futuro melhor.

Dr. Wilson Toshya Assami,
Prevênia






Sucesso!!! Este é o resultado alcançado pela Juina em Revista. Um trabalho de uma década, levando qualidade, novidades e conhecimento para a população de Juína e região. Parabéns a revista e os seus editores pelo belo trabalho e que continuem nos ilustrando por mais várias décadas. 

Amarilio Caiado Fraga Filho,
Pecuarista







Acompanho a trajetória desta revista desde o início e muito me orgulha ter em nossa cidade um veículo de comunicação deste porte, com esta qualidade e seriedade. Tenho enorme admiração e sinto-me feliz a cada edição, pois sempre trás novidades nas mais variadas áreas. Desejo que continue crescendo e divulgando nossa terra e nosso povo.

Joabe de Oliveira,
Cabeleireiro





Juina em Revista nestes 10 anos de existência, sempre esteve à frente, prestando um trabalho sério e transparente, trazendo notícias de Juína e região com muita competência e sabedoria. É com muito orgulho e satisfação que nos tornamos parceiros deste sucesso. Parabéns Juina em Revista!

Marcus Vinícius Alves da Silva, 
Ótica Boa Vista





Quero neste momento ímpar parabenizar minha amiga Dani, pois 10 anos não são 10 dias, e para sobreviver na área da impressa, é preciso ter além de tudo muito profissionalismo e dedicação. Parabéns minha querida, este mérito não é para qualquer um. Conheço sua luta e tenho muito orgulho de ter acompanhado desde o início, desde sua primeira edição. 

Lelinho dos Santos Kapich,
TV Record Juína





São 10 anos, 10 anos de constante ascensão. Juina em Revista nasceu em festa, nasceu durante uma edição da Expoju e acompanhou o nosso sucesso. Desde o início preza pela qualidade de assuntos abordados e é uma grande parceira, divulgando e valorizando nossos potenciais, em especial a pecuária, que é uma de nossas maiores riquezas. Parabéns!  

Diogo Basílio, 
Presidente do Sindicato Rural de Juína







Pioneirismo


          Oswaldo Lopes de Souza, filho de agricultores meeiros de café, nasceu em Urupês, interior de São Paulo. Ainda criança mudou-se para José Bonifácio.
          Desde muito cedo começou a trabalhar na lavoura, mas era audacioso e sonhava em ter uma vida diferente da vida sofrida dos pais. 
          Ainda jovem, juntamente com um amigo, resolveu ir atrás do sonho e foi para Britânia - GO, lugar de terra fértil. Mas lá Oswaldo pegou Malária, muito forte, o que o deixou debilitado, impedindo de continuar a trabalhar.
          Voltou para casa e passado um tempo, resolveu aventurar-se novamente... 
Não tinha experiência em nada. Então, antes de qualquer coisa, arrendou uma terra e plantou algodão e milho. O resultado foi o suficiente para pagar uma pensão por seis meses em Jales – SP, onde matriculou-se numa escola de datilografia e foi trabalhar sem renda, a troco da experiência que não possuia.
          Certo dia, a professora de datilografia faltou e o substituto foi o proprietário da escola, Sr. Décio Mutt. Conversando, Oswaldo comentou o que se passava em sua vida e Sr. Décio que era gerente do Banco Comércio e Indústria, hoje HSBC, o contratou por um salário mínimo, que na época era um alto valor.
Após algum tempo, já adquirido experiência, foi trabalhar no banco Alfomaris, que ficava mais próximo dos pais.
          Em 1963 Oswaldo foi para capital São Paulo, onde com facilidade conseguiu emprego. Por três anos trabalhou em uma metalúrgica. Após essa experiência foi para Coca – Cola, como auxiliar de escritório. Neste período ingressou na faculdade de Direito, passando a trabalhar no departamento jurídico.
          Oswaldo casou-se com Carmelita e teve dois filhos: Neimar e Eduardo.
          Foliando o jornal Estadão, viu uma propaganda de venda de terras no Mato Grosso: “Compre terras em Mato Grosso, só a madeira paga a terra”.
          Isso despertou a vontade de mudar, de voltar às origens da agricultura.
          Atra-vés de um mapa impresso, escolheu sua área e em 1983, veio conhecer.
          Sabendo que um primo já morava na região, animou-se ainda mais.
          Comprou uma área na zona rural e no ano seguinte mudou-se para Juína com esposa e filhos.
A família veio em busca de qualidade de vida, pois estavam exaustos com a correria do dia a dia da grande metrópole.
          Quando chegaram, a cidade estava começando, era tudo muito precário, bem diferente de São Paulo, mas acreditava que Juína era um lugar de esperança, sabia que ali seria o lugar para construir sua vida.
          Oswaldo resolveu plantar café, mas bem na época, no ano de 85/86, o garimpo estava em alta e não se conseguia mão de obra.
          Resolveu advogar, montou o primeiro escritório de advocacia de Juína. Mas a poeira, o calor, a dificuldade pois a comarca era em Cuiabá, o fez desistir e após seis meses fechou o escritório e voltou para o café, que novamente não deu certo.
          Após algum tempo, abriu um novo escritório em outro endereço, nessa época já existiam outros dois escritórios na cidade.
          Oswaldo se lembra de uma situação que sente orgulho: “Num dia muito chuvoso, que não saia ônibus nem avião, só jipe poderia enfrentar a estrada, uma mulher grávida passava mal e não se tinha o que fazer, o pai dela desesperado foi até minha casa pedir para que os levasse a Vilhena, RO. Foram 16 horas para fazer os 240 km até lá. Graças a Deus tudo ocorreu bem, salvando a vida da mãe e do bebê”. Relata.
          Sempre foi atuante na área do Direito, participou da criação da comarca, esteve presente no primeiro júri realizado em Juína, defendeu causas importantes em nossa cidade e por quatro vezes foi presidente da OAB.
          “Juína é um lugar acolhedor, que inspira esperança... Tudo que possuo, que realizei, que alcancei, mesmo que com muita dificuldade, foi aqui que conquistei. Obrigado Juína!” Finaliza.



Social



   















  


Nenhum comentário:

Postar um comentário